domingo, 29 de julho de 2012

Até que eu escute você cantar

Oi Pessoal

Não é novidade a minha paixão pelos musicais... sempre me emocionaram muito e eu sempre falei que um dia eu iria assitir um.

Quando eu era mais novo na minha cidade faziam excursões para ir até São Paulo assitir aos espetáculos, por uma questão simples de finanças eu nunca podia ir... quando comecei a frequentar mais a capital paulista esbarrei em outro problema... deslocamento... mas de qualquer forma um dia eu quebrei essa barreira e hoje quando quero e estou.. ando por toda a São Paulo atrás de um novo espetáculo.

Dentre os espetáculos que passaram e eu não vi está "O Fantasma da Ópera", na época que o musical ficou em cartaz eu nunca ia para São Paulo... ou se ia era para voltar no mesmo dia... lembro que em uma das viagens pela faculdade eu vi os cartazes e outdoors.

Minha chance de contato maior que apenas com a trilha sonora aconteceu na minha cidade... quando um grupo de teatro apresentou um pocket da peça, lembro que fiquei duas horas na fila e ainda entrei pela lateral para poder assistir... mas consegui.

De todos os espetáculos musicais talvez esse esteja entre os mais famosos, assim como Evita e Jesus Christ Superstar, este foi composto por A. L. Weber, um inglês. O "Fantasma" foi escrito para, na época final da década de oitenta, sua esposa Sarah Brightman, que foi a primeira Christine.

Na história um homem misterioso comanda estranhos incidentes dentro da Opera Popularie em Paris, e no final trágico este desaparece.

Mais de vinte anos depois Weber escreve e lança a continuação desse espetáculo, "Lover Never Dies" (O Amor nunca Morre).

O Fantasma não morreu, mas sim se mudou para a América, e junto com a ajuda da Sra. e da Miss. Giry, montou o seu próprio ciro em Cony Island "The Fantasma". Chistine Daaé chega a América para uma performance num novo teatro, tudo isso pois seu marido Raoul, perdeu toda a fortuna da família em uma mesa de jogo, junto com eles o filho do casal, Gustave.

Tudo na verdade foi uma armação do Fantasma para que Christine viesse e cantasse a música que ele havia composto.

Parando os spoliers por aqui.

O Fantasma é brilhantemente interpretado por Ben Lewis, e Ana O'bryne faz Christine, o dueto dos dois em "Beneath a Moonlest Sky" é marcante (embora essa canção pode ter ums vinte versos cortados sem problema, muito longa). "Once Upon another Time" também é um dos duetos entre o Fantasma e Christine, que é muito emocionante.

Raoul é interpretado por Simon Glesson, não tem tanta participação musical assim, outros solos ficam por conta de Madame e Miss Giry (María Mercedes e Sharon Millerchip), mas quem rouba a cena é o garoto Jack Lyall que interpreta o pequeno Gustave.

Falo do garoto porque os musicas de Weber tem uma característica muito marcante, são praticamente óperas, poucas falas e as músicas tem variações grandes, não são músicas fáceis, e o garoto leva tudo nas costas, além de ser super afinado tem uma bela interpretação, como na música "Look with your heart" um dueto com Christine, mas a minha favorita ainda é o dueto dele com o Fantasma em "The Beauty Underneath".

Assisti o filme em DVD, atualmente você pode adquirir nas lojas da Saraiva com um preço até legal (29.90), ou fazer download, mas eu recomendo, tem pouco mais de duas horas de duração.

Com relação as semelhanças com o "Fantasma da Ópera", Love Never Dies traz pouca coisa, a conversa do Fantasma com Christinae tem algumas notas de "Down once more/track down this murderer", alguns poucos acordes de "The Point of no return" também são percebidos, a única canção realmente relembrada é "Angel of music", relembrada e reencenada, visto que o truque com o espelho foi reutilizado.

A música tema teste espetáculo nem é a que leva o nome "Love never dies" é a canção escrita pele fantasma e interpretada por Christine, porém a música que leva o espetáculo é um solo do Fantasma "Till I Hear You Sing (Once More).

Quem quiser ouvir as canções, o portal Sonora tem o todas as musicas (clique aqui).
Pessoal eu vou indo... desculpem o sumiço estou me perdendo em algumas palavras..
E vocês vão...



Vídeo de divulgação do musical, este fantasma é o Ramin Carmingo, que fez pela primeira vez o fantasma nesse musical, no DVD efoi o Ben Lewis