terça-feira, 10 de abril de 2012

Uma família estranha, surpresa é tamanha!


Oi Pessoal

Salvo problemas de saúde que fui resolver, DESEJO A TODOS FELIZ PÁSCOA, atrasado.

Aproveitei o feriado prolongado para dar um pulo na minha cidade e rever a minha mãe, pai, irmãos, tia, tio, cachorro todo mundo, e na volta ao passar por São Paulo entrei em desespero.

Três musicais que eu estava doido para assistir em cartaz, Tim Maia -vale tudo está com todos os ingressos esgotados até o fim da temporada, Priscila a rainha do Deserto e A família Adamns.
Por razões logísticas e lobísticas eu fui assistir a Família Adamns.

Lobísticas por causa da Laura Lobo, essa atriz me fez chorar no Despertar da Primavera dois anos atras, quando vi que ela estava no elenco não pensei duas vezes, preciso prestigia-la, por outros fatores quando assisti o Despertar não fiquei para cumprimentar os atores, desta vez esperei até que saíssem alguns.

Bom vamos ao espetáculo, depois fico com o meu papo tiete.

A Família Adamns é um musical baseado nos personagens criados por Charles Adamns, em tirinhas que repercutiram de forma esplendorosa, tanto que gerou uma série e vários filmes.

No cinema a gande Angélica Huston fez a Mortícia Adamns, no teatro foi a Marisa Orth.

Tive receio de não pegar o elenco completo, sempre pego os alternantes, se bem com Sara Sarres fazendo a alternante não me sentiria nem um pouco triste. Mas assisti com a Marisa Orth e com o Daniel Boaventura.

Voltar ao teatro Abril foi muito bom, em janeiro do ano passado eu fui lá assistir Mamma Mia. por sorte também ocorreu uma outra dobradinha, pude rever a Paula Cappovilla, que em Mamma Mia fez a Donna e na Familia Adamns faz a mãe do garotinho, assim como o Beto Sargentelli que também estava em Mamma Mia.

Vamos falar por partes, primeiro a iluminação: fantástica, geralmente eu fico correndo os olhos para ver um foco fora do lugar ou uma lâmpada que não acendeu, mas eu nao percebi nada de estranho. Pelo contrário tudo pareceu mais mágico ainda.
efeitos especiais, sempre que escuto essa palavra eu fico preocupado em ver coisas toscas explodinho ou então efeitos mirabolantes que se tornam surreais, são várias cenas com efeitos especiais, duas delas me comoveram mais, Tio Fester está apaixonado pela lua, e em sua cena de declaração de amor, literalmente ele voa ao encontro da amada, as estrelas brilhando e um balé lindo, toda a movimentação dele é feita de forma a gente acreditar que ele está no ar, mas na verdade é apenas o dorso do ator, pois as pernas são adereços, e o fundo negro do palco cria a ilusão, é lindo. O segundo ficou por conta dos bonecos em cena, logo no começo quando Gomez desfere um golpe de espada da cordinha da cortina ela sai choramingando, além da presença do Primo IT em três cenas, outros bonecos que roubam as cenas são so pássaros em "bom caminho" e o monstro em baixo da cama do Feioso, um dragão que sai arrastando a cama pelo quarto.

o Cenário está fantástico, com uma árvore tão real no palco, assim como a casa dos Adamns toda caindo aos pedaços, quadros que se mexem e é lógico o sombrio cemitério.

Mas o cenário me surpreendeu muito por duas coisas, primeiro a cortina não serve só para abrir e fechar o espetáculo, como ela também é um elemento de cena, ela fecha o palco, várias cenas acontecem em meio palco, sendo a cortina responsável pela ilusão de um cômodo menor na casa, outro cenário que me deixou pasmo foi o parque com NY ao fundo, os prédios em alto relevo e pequenas luzes douradas fazendo as janelas, conforme a noite ia passado partes dos prédios entravam em relevo e outras desapareciam, chegou uma hora que somente eram vistas as luzes das janelas.

Os números de dança: de todos os números de dança a cena que eu mais esperava era o tango entre Gomez e Morticia, ponto chave de todos os epísodeos do desenho, foi uma cena muito bela mesmo, para iniciar o fechamento do espetáculo. Contudo nada superou a leveza de "A morte ali na esquina" quando Mortícia canta que a morte está ali na esquina, esgueirando e isso a deixa confortável.

As canções: Sempre me surpreendo com o Botelho e suas versões, salvo algumas coisas que realmente em português fica estranho, tudo está muito coerente. A minha canção favorita do espetáculo foi...... ah escolher é tão difícil.... mas "A morte ali na esquina" foi pra chorar e rir ao mesmo tempo.

Figurino: é INCRIVEL a leveza e sutileza do figurino, as roupas e os detalhes, mesmo simples, sem falar na plasticidade, eu fiquei a peça toda tentando entender como a Marisa Orth se mexia naquele vestido, extremamente colado ao corpo, somente na hora do tango que, não sei como, surge uma abertura na lateral e ela mostra as pernas.... como disse o Gomez "Nossa você tem pernas?", até mesmo a roupa caquética da Vovó Adamns é muito fiel. Só não entendi a escolha de manter a Wandinha (chamada de Paloma diversas vezes) com cabelos curtos e sem as tranças.
Atuações: Eu não preciso comentar nada, eu não me lembro mais da Magda, daqui pra frente Marisa Orth para mim será Mortícia, ela é perfeita no papel e com um decote que vai até a Patagônia. Daniel Boaventura está muito bem, um Gomez com charme e ternura na medida certa, Beto Sargentelli fazum apaixonado rapaz que a gente faz ahhhhhh durante o espetáculo. Cláudio Galvan é o tio Fester (mantiveram o nome original e não TIo Chico) uma eterna criança nas suas brincadeiras e na narração da história. Iná de Carvalho faz a vovó, muito talento mesmo. Nicholas Torres era o Feioso nesse dia. A minha nova musa kkkkkk (Leticia Colin ainda tá no topo) Laura Lobo está quase nas trevas como Wandinha, numa mistura de carne e sangue dos Addamns com todo o desejo de uma adolescente.Wellinfotn Nogueira eu não conhecia, mas me impressionou muito como o pai do garoto, e Paula Capovilla eu não preciso nem comentar.

Agora quem rouba a cena sempre é o Tropeço, com seus passos lentos e arhgs mostrando uma bela voz no final, foi interpretado por Rogério Guedes.

Todo o ensemble é fantastico, por cuiriosidade alguns deles também já estiveram em espetáculos que assiti como a Keila Bueno que estava em Pernas pro Ar.

Recomendo o espetáculo a todos que puderem ir assistir, abaixo segue o vídeo da primeira
canção "PRa quem é Addamns".



E pra quem quiser comparar com o OBC.


Gomez "Sente-se triste minha amada" Morticia "Completamente"


Eu vou indo pessoal... pois se voce é uma Addamns a vida sempre a luz da lua... e vocês vão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário