quinta-feira, 30 de junho de 2011

Falando em baixo da árvore


Oi Pessoal....

Fui e voltei pra campo de terça para quarta, só passei uma noite, é bom para relaxar e dessa vez tive a companhia da Lili, aluna do doutorado que trabalha com polinização, fomo no carro dela, levados pelo Noivo da Lili.

Chegamos bem cedo na terça feira lá, e já partimos para o trabalho, ela foi observar a polinização de uma espécie de Tabernamontana, um gênero da família Apocynaceae, enquanto eu fui ver as minhas palmeiras.

É sempre divertido quando vai mais gente para lá, a gente fica conversando até tarde e o trabalho parece que rende mais.

Terminamos tudo as 10hs da manhã da quarta feira... e aí vamos epgar a nossa carona esperta com o onibus da escola?

Pois é, toda vez que nós vamos e temos que voltar de onibus a gente pega uma carona com o onibus que leva a garotada dos sitios em volta pra escola, porém devido as chuvas e a queda de algumas árvores o onibus não tem entrado no ramal, resultado... pernas pra que te quero, são 7km até a estrada, sendo que 5 são em estrada de terra e mais 2 em asfalto até o Brejo do Matão, onde a gnete pega o 305 para o terminal 1 no centro.

O onibus que deveria passar meio dia, só foi passar a uma e meia :( então sentamos em baixo da árvore e fomos organizar as coisas. quando eu liguei o celular, apenas por costume, porque a TIM não tem sinal nas estradas do amazonas e na maioria dos interiores, não é que recebo uma mensagem do Te Ligou, quando fui ver, em baixo da árvore o celular estava funcionando...

FOi muito engraçado porque eu sempre fico ali e o celular nunca funcionou.

Como não tinha o que fazer eu fui telefonar, ai eu me lembrei de uma coisa. Quando a minha mãe colocou o primeiro telefone lá em casa foi uma festa, além da conta mesmo, porque era um absurdo de caro, tanto que quando a empresa foi vendida e nós vendemos o número recebemos uma grana alta, hoje em dia com menos de cinquenta reais você tem uma linha de telefone, mas na época ter telefone em casa era coisa de rico, celulares então nem se fala.

E hoje eu estando em Manaus, longe na estrada, ou quando eu estive em Tefé, tudo fica acessivel, a família está a um toque de distancia.

Pude dar uma boa noticia a minha mãe nessa ligação, e isso foi bom.

Pois eh, acho que a árvore atuou como antena no meu celular...

Eu vou indo pessoal... muito o que fazer... e vocês vão...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais canções

Oi Pessoal,

Eu já deixei aqui mais que claro o meu gosto por musicais, gosto tal que me fez gostar tanto do seriado Glee. A trama na minha opnião é fraca, mas a idéia de colocar um seriado + música foi tão boa que eu simplesmente não consigo deixar de falar que fiquei cativado pelos personagens.

Todos outliers da socidade, reprimidos pelas suas diferenças ou por seu modo de pensar, mas com uma qualidade, apaixonados por músicas.

Ambição, medo, coragem, enfim tudo que um seriado teen não podia deixar de ter, desde o nerd a loira burra, lembrando que o esteriótipo dos personagens é o mais exagerado possivel.

Nesse fim de semana a nossa amada Rede Globo de televisão começou a exibir o seriado, é claro que eu tinha que falar né.

Fiquei curioso quando vi que a Globo exibiria Glee, simplesmente porque a Globo não sabe exibir seriados, Lost e 24 horas passavam em horários inassistíveis para a maioria da população trabalhadora do país (tanto que eu nem vi), sem falar em outros.

A primeira temporada de Glee é cativante, principalmente pela escolha do repertório, assim como a adição dos personagens.

Quanto a exibição da Globo, dublagem (como sempre) fica estranho para quem já está acostumado com a voz dos atores, e cortes, acreditem, cortes em cenas que não precisavam ser cortadas, e traduções sem nenhuma conexão.

Infelizmente as cenas polêmicas de Glee não irão ao ar na TV nacional, pois se cortaram a cena em que dois namorados no seriado dão um amasso (engraçado que eles são até bem mais comportados que muitos namorados da Malhação) imagina o que farão com as cenas homossexuais (sim beijos entre homens e entre mulheres) ou então declarações de carinho, aposto que vão cortar músicas também.

E falando nas músicas eu separei duas músicas da segunda temporada que eu fiquei feliz quando ouvi.

Take me or Leave me - do musical Rent


For Good - do musical Wicked


é isso aí pessoal... eu vou indo e vocês vão...

Quebrando idéias fixas

Oi Pessoal,

Essa semana uma coisa bem legal aconteceu, foi no blog do Paulo Policani.

Mas primeiro.... muitas pessoas tem uma visão geral de uma coisa e não muda de modo algum, e muitas pessoas tem um certo medo de assumir isso, pois não querem ser chamadas de cabeça dura.

Um exemplo acontece quando estamos acostumados com um ator fazendo um personagem e na continuação o ator muda. Isso aconteceu com os 007's da vida, já tivemos vários atores fazendo o papel e cada um do seu modo (Eu prefiro o Sean Connery, mas o Daniel Craig foi legal), ou então quando vemos um ator em um filme e depois em outro totalmente diferente.

Um desses casos já foi discutido aqui no laboratório, o pessoal estava falando o seriado House, quando alguém disse "ah é com aquele ator (Hugh Laurie) que fez o pai do Stuart Little?". Quem vê o sarcástico e todo cheio de razão Dr. House não consegue assimiliar com a imagem doce do Sr. Little.

Isso acontece com frequência, outro exemplo é com dubladores, embora eu não goste de dubladores, ocorreram mudanças que foram muito percebidas em dubladores de seriados como Chaves e com o Hommer Simpson.

Voltando ao blog do Paulo, eles comentavam sobre o filme X-Man First Class, sobre a aparição rápida do Wolverine, o ator Hugh Jackman, nos filmes do X-man e do Wolverine sempre com a pose de total mestre da força, e entre os comentários do blog eu disse "prefiro ele no palco cantando".

Poucos sabem que o Hugh Jackman depois de se formar em artes na Austrália atuou em dois musicais "A Bela e a Fera" e em "Sunset Boulevar", em 2004 ganhou o Tony de melhor performance em "The Boy From Oz".

Em 2009 ele foi anfitrião da festa do Tony Awards, e em 2011 fez sua performance também.

Para quebrar o paradgma do Wolverine eu selecionei esses vídeos dele cantando:


música: One Night Only (Dreamgirls) Tony 2004


Duelo dos apresentadores no TOny 2011


Produção londrina de Oklahoma


É isso aí pessoal... quem vê garras não vê vozerão kkkk

Eu vou indo.. e vocês por onde vão...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

X-Man First Class

Oi Pessoal
No dia em que eu fui assistir ao espetáculo "Aonde está você agora?" quando estava saindo do teatro, quase dez da noite recebo uma ligação do Alex dizendo bora pro cinema... cinema?? pensei... o que eu tenho a perder.

Fomos ao Playarte Manauara, tinhamos duas opções "X-man" e "Piratas do Caribe", ambos na seção da meia noite, optamos pelo X-man.

A idéia desse filme era contar o inicio da história da franquia de filmes do X-man. Eu não acompanhei os quadrinhos, muito complexos, repletos de ideais e brigas, fora todo um contexto de repressão histórica que tem, por exemplo personagens que na verdade eram criticas sociais ao momento que o criador vivia nos EUA, assim como uma manipulação do contexto histórico.

Dentro desse sentido X-man é um dos comics mais complexo, porém eu não entendo muito disso, meu negócio é a diversão, eu adorava o desenho antigo, só achava estranho que todos os personagens super-bombados.

Assisti outro desenho da série, o X-man Evolution que veio com uma proposta mais moderna da história dos personagens.

Porém quando vieram os filmes eu me surpreendi, afinal um dos mais complexos quadrinhos quando viram filmes a gente fica preocupado.

Nesse filme em questão mudam muitas coisas, por exemplo mostram uma Mistica criança, com oito anos de idade sendo "adotada" pela família Xavier, quando na verdade o mito da mistica é justamente o fato de não ter idade. Outro "erro" de contexto histórico é o personagem Alex Summers, na história original, irmão mais novo do Scott Summers (Cyclope) que não deveria estar vivo ainda.

Não gostei dos efeitos especiais, principalmente os que se passam dentro da água, pareceram falsos, assim como a fotografia as vezes falhou, deixando alguns lances do filme "Modernos" demais para a época.

O roteiro foi bom, porém a passividade de alguns personagens me deixou triste, faltou muita coisa para que eu pudesse ver o passado dos personagens influenciando o nascimento deles no futuro.

Por diversão o filme é bom, mas num contexto geral eu não gostei muito.

X-man: First Class (2011)
Direção: Matthew Vaughn

É Pessoal

Vou indo nessa... quem sabe o proximo filme seja mais legal.. eu vou e vocês vão...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

E foi mesmo AINDA ONTEM

OI Pessoal...

pra quem não pode ir assistir a peça ontem "Ainda Ontem" saiu essa reportagem no D24AM on-line



Como dá para ver pela minha cara durante a entrevista do ANtonio, eu lá no fundo nervoso.

Não vou negar, na hora me deu uma dor de barriga e tudo mais... depois da primeira cena eu voltei ao quase normal kkk..

Pessoal... vou indo.. ainda ontem foi incrivel.. como será amanhã... eu vou... e vocês vão...

terça-feira, 14 de junho de 2011

AINDA ONTEM

Oi Pessoal,

Muitos fatos que aconteceram na vida do Brasil são meramente esquecidos pela população, muitas vezes por falta de ir buscar a informação ou as vezes por simplesmente ninguém falar disso.

Dentre os períodos mais lembrados pelo povo estão a copa de 70, 94, e todas outras mais em que o Brasil ganhou, ou então o carnaval com suas musas seminuas, eleições e muitas outras coisas.

Tudo isso é plausivel de se encontrar, atualmente, em livros de história, se eu não me engano, nas escolas no nono ano (antiga oitava série), a disciplina de história é voltada toda para a história do Brasil, sendo reforçadonos terceiros anos.

Me lembro que o professor de história pouco falava de muitos assuntos, principalmente quando o assunto era a ditadura militar.

Um período em que a liberdade era apenas uma utopia, onde as pessoas simplesmente sumiam e não voltavam. Nesse contexto segue as minhas andanças dessa vez...

Ano passado eu entrei num grupo de teatro, na verdade, entrei mesmo, pois bati na porta e falei, to entrando... brincadeira... o Heitor e a Renata me convidaram, e foi bem assim mesmo, no dia em que eu me apresentei no grupo eles não foram... ou seja, entrei quase que pela janela.

E desde o começo do ano estamos passando pela rotina, todos os sabados com ensaios a tarde toda e finalmente o resultado está chegando....

Hoje as 20hs da Rua Frei Lourenço, Centro na Unidade 5 da Uninorte, será a apresentação do espetáculo "Ainda Ontem", então merda pra todo mundo ....


É isso aí pessoal, vou indo... muito o que fazer... e vocês vão...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

E o termômetro lá em cima


Oi Pessoal!

Posso compartilhar um saudosismo com vocês, sinto falta de duas coisas aqui em Manaus, duas coisas materiais praticamente ditas das quais eu não encontro aqui. A primeira delas é de um chuveiro elétrico. Acham estranho? Pois bem, em todas as casas que eu morei em Manaus esse acessório não exisitia, bem pudera pois é justamente a ausência da segunda coisa que me impede de ter um.

Sabe a segunda coisa que mais sinto falta nessa cidade, frio.... ele não passa por aqui.

Lá em Minas eu sabia quando o vento chegava e ia, sabia que teria agosto, setembro, outubro e novembro com clima quente mesmo, tendo uma semana mais quente em janeiro e muitas chuvas no fim do ano. Aqui isso não acontece.

Era certo, quando o mês de maio se aproximava a mãe já lavava as blusas, colocava no sol, porque o frio estava vindo.

Passado a festa do ditinho que já estava frio, esfriava mais ainda... e esse frio perdurava até o mês de junho, pois quando vinha julho..... friooooooooo... muito friooooo.

E nesses dias o que mais me deixava feliz era um banho quente, embora tivesse todo um ritual para entrar no chuveiro.

Fora isso, no frio a gente se veste melhor, mais elegante, se aquece.

No frio as espinhas parece que somem, o calor humano fica mais forte...

É claro que acordar de manhã, e ter todo o trabalho para se arrumar no frio...

Mas sinto falta do frio...

Aqui em Manaus eu já aprendi, são duas épocas no ano, a que chove muito e a que chove menos muito, na que chove muito dá até para usar um casaquinho, uma camiseta de manga comprida, na que chove menos muito o calor é impossível, os dias longos e longos em que as tempertauras facilmente passam dos 35ºC.

Não existe frio em Manaus, a menor temperatura que peguei aqui foram 20ºC, um típico dia de verão no sul de minas.

Então se alguém passar pelo frio, mande lembrançsa minhas... pois sinto falta dele.

Eu vou indo.... esquentando... e vocês vão...

terça-feira, 7 de junho de 2011

Viagem do Pai e da Mãe - Fotos

Oi Pessoal
Como prometido aqui estão as fotos da vinda do pai e da mãe..



Clique na foto para ampliar


Esse primeiro slide, o dia em que fomos conhecer o encontro das águas de cima, lá do mirante, esse barquinho estava passando quando estávamos na beira do rio. Também foi esse dia que fomos a esse restaurante la no Puraquequara, foi um baião de dois com jaraqui frito, só sobrou as espinhas... e tinha esse outro barquinho simpático parado na beira do rio.


Nesse segundo slide em cima, barcos atracados no porto de Manaus, meu pai adora andar pelo centro e ir no porto ver os barcos saindo e a ponto sobre o Rio Negro que vai ligar as cidades de Manaus a Iranduba. Em baixo, Tropical Hotel e a baia da Ponta Negra, já que nessa época do ano não tem praia, e barcos atracados no porto de Cacau Pereira.

Dia em que fomos para Novo Airão, em cima, a lancha que levou a gente até o Cacau Pereira, vista da entrada da cidade de Novo Airão, o Denossauro (????) que tem na praça da cidade, e o meu pé.

Passeio pelas ilhas de Anavilhanas, aqui eu mostro um pouco como é a vegetação de Igapó, uma floresta inundada sazonalmente por águas pretas. A água não é preta, na verdade é caramelo, cor de coca-cola, só que junto com outro monte de água ela fica preta. Na beira do rio é possivel encontrar essas praias em que se vê a água bem caramelo mesmo. Uma observação, havia uma coluna de seis metros de água na foto de baixo a esquerda.


Agora olha a arte, eu e o rio negro, um louva deus que entrou no barco, a minha mãe coletando material e uma vista geral de um dos lagos das ilhas de anavilhanas.

E pra finalizar, essa é a banana caramelizada e flambada com sorvete de cupuaçu que a gente comeu kkkkk...
Assim eu meio que finalizo o meu conto sobre a viagem dos dois pelos Manaus, como diz a minha avó, que aliás, já está se organizando para vir me visitar, vai ser fantástico se ela puder vir mesmo.

Pessoal, vou indo... organizando, quero mandar revelar algumas fotos, não quero deixar tudo no computador.

Eu vou indo.... visitas vem e vão e vocês vão...

P.s. eu tive que colocar as fotos em slides para diminuir o tamanho, mas quem quiser alguma eu posso enviar por e-mail.






segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aonde está você agora?


Oi Pessoal!

Dando uma pausa nos posts da vinda do pai e da mãe quero compartilhar com vocês algo novo.
Esse sábado fui assistir a peça "Aonde está você agora?", escrita por Regiana Antonini com Rafael Zulu e Thiago Gagliasso, a direção é de Raoni Carneiro.

A peça foi apresentada no Teatro La Salle. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de ir ao Teatro La Salle, não por falt ade vontade mas sim por que lá geralmente acontecem quase todos os stand-ups eu eu não sou muito fã.

Gostei muito do espaço do teatro, deve ser maior que o Frei Caneca, ou pelo menos mais amplo, não havia marcação de lugares e a escolha era livre, eu me sentei na quinta fileira com uma visão privilegiada do palco. A iluminação do teatro também é fantástica assim como a climatização do ambiente, o ar condicionado não estava nem gelado nem quente, na medida certa.

A peça conta a história de dois amigos de infância, Pedro e Gabriel, com diferenças que vão desde a classe social a pensamentos. Pedro é um garoto pobre que mora perto da praia em Vila Velha no Espírito Santo, ele não conheceu o pai e tem um característica peculiar, ele não sonha, não tem esperanças. Já Gabriel é um garoto rico, cheio de vontades e desejos, um verdadeiro sonhador.

A peça começa quando Gabriel revela para Pedro que ele vai morar em Nova Iorque, causando a separação dos dois amigos, porém ele desenvolve um modo mágico de sempre saber como o outro estava, um livro de pensamentos, então eles fazem um trato de que todo dia 15 de julho eles iriam abrir o livro e fazer uma pergunta, assim cada um ia saber o que está acontecendo com o outro.

Entre um ano e outro, entre as lembranças de cada um ele voltam aos tempos de criança e pré-adolescencia, lembrando do tempo em que eram mais amigos.

Conforme o tempo passa, indo e voltando na peça, a personalidade deles muda, até o momento do reencontro dos dois.

A peça foi baseada na musica "Vento no Litoral" do Renato Russo, particularmente eu não gosto (mas não quero arrumar confusão para explicar a minha cisma com o Legião), e durante a peça várias musicas do Legião são tocadas.

Tenho que parabenizar o iluminador (identificado como Feio) que fez um ótimo trabalho.

O cenário era bem simples, um balanço no meio e duas caixas de madeira com livros nos cantos.

Agora as andanças né.... como foi para chegar até a peça. Eu não ía, tinah dito esse mês que ia fechar o cinto, mas eu não resisto a uma boa compra coletiva, comprei o ingresso com desconto no Peixe Urbano, o dilema é que no sabado ocorreu aqui em Manaus um evento organizado pelas igrejas evangélicas, a Marcha para Jesus, e adivinhem, o teatro fica aonde????? Exatamente depois do local da Marcha. Eu tive que ir ao teatro cedo para retirar o ingresso, quando fui já vi a movimentação próxima do sambódromo e sabia que algo ía me atrasar. Fui pro ensaio e sai mais cedo, porque senão não dava tempo mesmo, peguei um moto taxi (aliás eles estão assaltando aqui em Manaus é quase o preço do taxi), e atravessei a marcha, consegue chegar faltando dez para as sete, achei que ia ter uma fila enorme, mas mesmo assim não tinha.

A marcha atrapalhou muito, até os atores chegaram atrasados e apeça só começou depois das sete e vinte.

Para ir embora que foi outro dilema, peguei um ônibus e fui até o Amazonas Shopping para pegar outro (um dia eu compro um carro)

Bom pessoal... é assim eu recomendo a quem pode ir que vá...

Eu vou indo... aonde eu iriei agora... e vocês vão...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visita do pai e da mãe - parte 2 Novo Airão

Oi Pessoal

Quando meus pais falaram que estavam vindo para cá eu logo tratei de tentar encontrar o que eles poderíam fazer. Da última, como eu já disse, eles quas enão saíram daqui.

Comecei a procurar locais que eles não tinham ido então tive duas opções... mas antes um pouco de geografia...

Para quem não conhece a geografia do Amazonas, para se chegar a Manaus existem dois meio pelo Ar, voos diários saindo de Sampa, Rio, BH, Fortaleza, Belém; ou então pela água (????) Barcos saindo semanalmente de Porto Velho e Belém (?? COMO ASSIM??).

As perguntas entre parênteses são as mesmas que eu me fiz quando cheguei aqui, eu morava no sul de Minas, onde eu tinha acesso em menos de duas horas as principais rodovias do sudestes, a 4hs de Sampa e a 10hs do Rio, 6hs de BH, ou seja eu nunca tinha andado de avião ou barco, meu único referencia para sair da cidade era as rodovias estaduais e federais.

Embora Manaus tenha sim estradas elas não vão para muitos lugares. E isso era uma gravante, visto que meus pais não estão acostumados com barcos eu tinha que escolher um local que pudessemos ir de carro.

Daqui de Manaus é possível pegar 3 estradas distintas, a BR-174 que liga Manaus a Boa Vista e segue para a Venezuela (3 dias daqui para Caracas e Ilhas Marguerita) e as Guianas (lá é tudo baratinho, dizem), a AM-010 que vai até o município de Itacoatiara e um pouco a frente, passando por Rio Preto da Eva, Silves e mais algumas localidades e a BR-319, antiga estrada Manaus-Porto Velho, que está em tentativa de reabertura, visto que o abandono dela na década de 80 deixou que a floresta tomasse conta outra vez.

A BR-319 passa pelos municípios de Iranduba e Manacapuru e de lá pega-se um ramal (famosa estradinha no sul de Minas) e vai até a Cidade de Novo Airão.

Como chegar em Novo Airão?

Saindo de Manaus pegue o ônibus até o porto e de lá o expresso para o Cacau Pereira (5 reais), de lá pegue um taxi lotação para Novo Airão (120 reais o taxi, aí vale a pena juntar os 4 para lotar o o taxi), a viagem leva cerca de 2hs do Cacau Pereira até Novo Airão.

Onde se hospedar em Novo Airão?

Existem várias pousadas na cidade, com preços e atendimentos diferenciados, olhe na internet e tente reservar antes, Nós ficamos na Paraíso, a primeira pousada logo na entrada da cidade (40reais o quarto casal + solteiro, com banheiro, TV, arcondicionado e Frigobar), essa pousada não serve café da manhã ou almoço.

Onde comer em Novo Airão?

Existem vários restaurantes, comemos no Sabor do Sul (prato para 2 pessoas: Caldeirada de tambqui 35reais, tambaqui frio 30reais e assim vai, os pratos vem com acompanhamento) e no flutuante, na beira do rio q eu num lembro o nome agora, mas os preços eram parecidos.

O que fazer em Novo Airão?

Em épocas de seca, quando o rio está baixo a cidade é contornada de praias, então o banho de rio é a opção, infelizmente fomos na cheia então não tinha como ficar no rio porque não tinha praia, tomamos banho no flutuante.

Tem o flutuante do Boto, um local onde voce pode ver o boto cor de rosa, paga-se uma taxa de 20 reais, e a moça vai la dar comida pros botos, eles vem bem pertinho e ai voce pode tocá-los. São animais fantasticos e essa parte foi muito divertida, minha mae e meu pai se divertiram brincando com os bichinhos. Desde o ano passado não é mais permitido nadar junto com os animais. (Essa foto não é minha, tirei da internet.. mas esse é o boto-cor-de-rosa que na verdade é cinza)


Visita ao arquipélago de anavilhanas: Esse vale muito a pena ver, o rio negro em frente a Novo Arião tem 23km de extensão, e entre esses km todos muitas ilhas se formam, essas ilhas formam o arquipélago da Estação Ecológica de Anavilhanas. É simplesmente lindo.. a vegetação de igapó e todas aquelas árvores literalmente dentro da água. custo 60reais a hora do barqueiro.
Existem outras visitas a serem feitas, grutas, mais afrente de anavilhanas, outros lagos mas a gente não foi, por falta de tempo.

Para voltar é só fazer o trajeto contrário com os mesmos custos.

Foi um fim de semana super agradável, embora alguns contratempos tenham surgido, não posso negar, mas foi muito divertido passar um fim de semana de férias realmente com os meus pais.

É isso aí pessoal! Ainda tem mais uma parte e as fotos das andanças deles por aqui.. mas fica no próximo post...

Eu vou indo... tem muita água nesse rio e vocês....


P.S. Não coloquei as fotos porque preciso ainda da autorização da minha mãe e do meu pai para colocar aqui.
P.S. 2. Coloquei os preços porque é dificil encontrar esse tipo de informação na internet.
P.S. 3. Novo Airão é um minicipio de interior mesmo, bem pequeno vale muito a pena para quem busca um local tranquilo.