sexta-feira, 29 de abril de 2011

Macacos...

Olá Pessoal
Anteontem eu fui surpreendido ao entrar no Blog da Marion, ela relatava a presença de macacos em São Paulo.

E vendo os comentário vi como as pessoas as vezes simplesmente esquecem de algo simples, que nós também somos animais, que ocupamos um espaço que teoricamente não era nosso.

A cidade de São Paulo está dentro de um dos mais fantastico e degradados biomas do planeta, a Floresta Atlântica, nos últimos cem anos eu nem sei quantas vezes Sampa ficou maior, mas há relatos de que no começo do séc XX era possível ver diversos animais dentro da selva de pedra. Eles estavam ali antes, muito antes de nós, fomos nós que acabamos por invadir o habitat deles.

O legal do post da Marion foi que ela começou bem assim "Sempre que um gringo fala que a aqui no Brasil tem macacos até no meio das ruas eu fico brava. Afinal, não moro na selva, né?" É claro que a gente sempre se surpreende com uma frase assim, os grigos acham que aqui só tem macaco por aqui, pois bem a gnete não deveria ficar bravo com uma frase dessas e sim feliz, pois pelo menos os macaquinhos são agradaveis e no máximo vão roubar comida na sua casa.

Já ouvi dizer diversas vezes de ataques de alces no norte dos EUA, a destruição causada pelas Marmotas na Inglaterra, sem falar na enorme quantidade de Elefantas na India.

Essa visão de Brasil = Selva, piora quanto mais pro norte você mora. Eu mesmo tinha uma visão totalmente distorcida de Manaus, e hoje já fico revoltado quando escuto as barbaridades que falam daqui.

Bom, mas voltando aos macacos... quando eu morava em Poços de Caldas era comum a gente ver os macacos em alguns pontos da cidade, como próximo a serra (junto dos quatis ladrões de comida) e em alguns parques, como na Cascata das Antas e no Recanto Japonês. POrém quando vim pra Manaus com a idéia de trabalhar com os Sauins eu nunca imaginei como esses fantasticos animais iam entrar na minha vida, e me fazer crer ainda mais que sempre estive rodeado de macacos, eu que não os via.
Meu primeiro choque foi perceber o quanto eles são parecidos conosco, ou melhor, o quanto nós parecemos com eles, até mesmo os macacos menores.

Logo que cheguei o Projeto acolheu cinco macacos-aranha, e observar esses animais é quase como observar uma criança, as brincadeiras, as birras, as faces, pois sim eles tem faces diferentes, a gente percebe quando estão bravos e felizes, ou quando não estão bem de saúde, como quem olha uma criança pequena.


Video produzido por um dos visitantes do projeto (quem tá explicando no video sou eu... =S)

Depois do nascimentos dos filhotes eu fiquei ainda mais certo de que somos parentes, o cuidado da mãe ao se deslocar, a postura para a alimentação do bebê e o trato com ele, é tudo tão igual que fascina.

Claro que a colocação da minha amiga Marion não foi nesse sentido, e sim na má visão que se tem de que locais "desenvolvidos" tem grandes construções e que o Brasil, por ser um pais em desenvolvimento, só tem mato, floresta, e os macacos andando por aí.

De qualquer forma, eu decidi deixar cinco dicas para quem estiver andando na cidade grande (e nas pequenas também) e der de cara com um grupo de animais silvestres:

1. Eles tem mais medo de você que você deles
2. Fique na sua, se você não mexer com eles, eles não mexerão com você
3. Em caso de acidente, acione a guarda verde ou o corpo de bombeiros
4. A sua cidade, rua, pista, casa, está em cima de onde deveria ser a casa do bicho, não o trate como invasor. Em caso de macacos se for visita recorrente, deixe umas bananas de vez em quando, seja educado com o seu vizinho. E se tiver problemas com ele orgãos como o IBAMA, CMBIO, Ministério do Meio Ambiente, Vigilância sanitária, estão a disposição para ajudar
5. Da natureza não se leva nada, a não ser recordações e fotografias, essas fiquem a vontade.

Agora uma dica especial para quem navega pelas estradas desse pais:

1. ao ver um animal atravessando a via, desacelere e espere ele atravessar, não tente dar uma de valente, e se for uma preguiça, desligue o carro e aproveite, pois é dificil ver uma.

E uma última dica importante: NUNCA alimente os animais com coisas industrializadas, você pode causar-lhes serios problemas, ao menos que você more num sitio onde os macacos passem pela sua casa, ou tenha um bebedouro para aves em casa deixe que os bichos vão atras de comida sozinho ok?

Eu vou indo... quem sabe eu vejo um macaco novo no caminho... e vocês vão...

PS. Um beijão para Marion que registrou esses incriveis animais, assim que eu encontrar o nome correto da epécie eu coloco aqui.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA


Oi Pessoal,

To sumido, acontecem muitas coisas de uma vez só e eu estou ficando louco #fato, mas tudo bem, de louco, médico, técnico de futebol e escritor de novela todo brasileiro tem um pouco.

Na verdade muitas coisas acontecem porém eu tenho filtrado algumas aqui no blog, um pouco de receio, sei lá, estou tentando me focar nos fatos que realmente devem vir para cá. Como eu criei esse blog para que tivessem fatos, então vou tentar trazer mais fatos mesmo.

Dentre eles vem a Páscoa. Para os não religiosos é só mais um feriado prolongado para aproveitar, mais um momento em que se reune a familia e os amigos para comer chocolate e farrear, ou então descansar depois de quarenta dias trabalhados sem feriados kkkk.

Para mim a Páscoa sempre é um momento de trabalho, e trabalho duro, é uma das semanas mais especiais depois do natal para a igreja católica, e é sempre dificil.

Pelo segundo ano eu me envolvi na construção da representação das catorze estações pelas ruas do bairro, ano passado choveu pouco e pudemos fazer a procissão completa, esse anoa chuva não ajudou e fizemos ela menor.

O trabalho da via sacra começa em janeiro, definindo papeis, gravando as vozes, tudo isso feito com todo carinho, e sem a ajuda das pessoas da comunidade ficaria impossível. Assim a minha semana santa foi bem trabalhosa. Na quitna fomos preparar tudo para a sexta, além do ultimo ensaio e passagem de som. Junto com isso ainda tinha o momento de adoração, uma hora para a pastoral da juventude na quinta feira, então ainda tinha a escolha das musicas e das leituras.

Senta feira começou ja agitada, de manhã pregar as cruzes separa material e uma hora de adoração, e as três da tarde, celebração da via sacra e a encenação, terminamos todos felizes e realizados, pois tinhamos feito um belo trabalho.

Sabado um momento de confraternização e domingo de páscoa, ainda tinha o auxílio ao pessoa da catequese na páscoa dos pequenos e a tarde a celebração.

Tive um feriado de trabalho, mas foi bem divertido e recompensador, é claro que tiveram aqueles problemas e inclindo um assunto que causou uma estranheza geral na comunidade.

Mas não era isso que eu queria contar, era um fato passado, em 2007 quando eu estava no ultimo ano da faculdade e trabalhando com o meu amigo @lord_vaynard na lan.

Foi a minha primeira Páscoa trabalhando, eu e o Vaynard estavamos tão cheios do espírito da Páscoa que desejavamos Feliz Pascoa a todos aqueles que entravam, nem que para tirar uma cópia, ou então só passavam na rua.

Porém havia uma energia naquele momento, afinal não sei porque, o espirito da páscoa estava realmente contagiante, até mesmo o Tony, um dos nossos amigos que frequentavam a lan, percebeu no dia.
E esse sentimento bom que eu guardei daqueles infinitos "Feliz Páscoa" eu senti novamente esse ano (antes do problema que me deixou MUITO chateado) mas mesmo assim não acabou com o meu "Feliz Páscoa".

Portanto, sei que atrasado, eu quero desejar a todos os leitores e seguidores desse blog, a voces que eu chamo de amigos mesmo, e a todas as pessoas que passarem por aqui... UM FELIZ PÁSCOA e que a luz da ressureição brilhe em cada um de vocês.

Eu vou indo.... só....


PS. Sei que o post foi meio religioso mas não é minha intenção fazer apologia a doutrinas religiosas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Flashback


OI Pessoal

TO meio sumido, mas é o trabalho que Graças a Deus tem sido proveitoso.

Ontem fomos fazer uma mudança, retirar algumas coisas do velho laboratório e colocar no novo, eu não trabalhei na antiga sala do projeto, quando cheguei já tinham inaugurado o prédio novo então eu praticamente já peguei o bonde andando.

A sala antiga do professor era bem pequena quando comparada com a atual, além de que o projeto tem um prédio só pra ele, então temos mais espaço.

Enfim, fomos lá ontem tirar uma mesa e três aramarioz e mais um monte de caixas que estavam entulhadas no outro laboratório para entulhar aqui kkkk. Ainda bem que o Romulo e o Jefferson estavam por perto, facilitou e muito a ajuda deles, alias eles fizeramq uase todo o esforço sozinhos.

Dentre um monte de coisas guardadas eu encontrei algo que achava que só ia ver em museus, um toca fitas portátil, o famoso Walkman. E isso me trouxe uma saga de lembranças da minha infância kkkk se bem que não faz muito tempo, talvez pouco mais de dez anos.

Eu lembro que quando eu era pequeno minha mãe comprou um radinho para gente poder ouvir as fitas que a gente tinha, naquela época já exisitia a pirataria, uma fita original custava cerca de dez reais (na época quando o salário minimo era 120 reais né gente, muito dinheiro), enquanto as originais eram três por cinco reais (preço do DVD pirata hoje em dia lá na feira perto de casa).
Era divertido, a gente ia de manha pra escola e quando voltava depois de ver o desenho colocava as fitas no radio para escutar. Ah talvez vocês se perguntem quanto aos LP's, também custavam caros e ainda mais, era necessario a vitrola, e a gente não tinha.

Os Cds foram surgindo, para a população em geral, lá por 1997 e 1998, porém ainda eram caros, se visto a realidade do interior de Minas, quando o meu pai comprou o aparelho de som ele veio com toca cds, aquilo foi uma revolução lá em casa, os cds foram aos poucos sendo transformados em fitas kkkkk... pq isso, pq naquela época um Disckman era caro e a gente só tinha os walkman que compramos la na Aparecida do Norte por um pechincha (quinze reais cada na época, eu não quiz um, porque comprei um digimom então usava o do meu irmão), além do que no fusca do pai não tinha toca CD só o toca fitas (que alias ainda deve estar lá), então todos os cds que tinhamos ou alugavamos (falar em alugar cd hj em dia é sacrilégio né, quando a gente tem tantas opções).

Até mesmo quando a gente conseguiu o computador, ainda assim passavamos para fitas, poder ouvir no rádio do carro, era algo diferente.

Contudo tudo isso foi se perdendo, escorrendo pelo tempo e atualmente já não se fala mais em fitas ou em walkmans, lembro de um comentário de uma amiga minha durante o aniversario de sete anos do irmão dela, o garoto ganhou um DisckMan que toca mp3 e coma tecnologia anti-impacto, e ela disse "Poxa, eu só fui ganhar um desses aos catorze anos, e ele já tem um".

E é verdade, atualmente as coisas estão mais acessiveis, porém nada tira da minha lembrança de infância as musicas que eu tinha naquelas fitas, alias elas ainda existem, na casa dos meus pais, guardadas em alguma gaveta perdida.

Todo esse flashback foi ainda mais reforçado hoje de manhã, meu mp3 está com problemas, o cabo do carregador quebrou e eue smepre esqueço de comprar outro, então hoje eu vim ouvindo o rádio no celular (é meu celular não toca mp3, não tira foto, não tem internet nem bluetooh, e de vez em quando ele tem crédito para fazer alguma ligação kkkk), estava conectado na Tiradentes FM e o programa era um flashback, daqueles que tocam de manhã nas rádios, e tocou três canções que eu tinha nas minhas fitas.

A primeira me fez lembrar da minha mãe, ela adora essa música, do THe Stylistcs - You make me feel brand new, que fez sucesso atualmente pelo grupo Simply Red.

A segunda foi Azul da Cor do Mar, do Tim Maia.


Tim Maia (azul da cor do mar) por greywolfhh

E a terceira foi Era uma vez, to Titãns do album Volume dois (sim eu tenho a fita desse algum)


Relembrando músicas é tão gostoso ver como as coisas mudam

Pessoal, vou indo... ainda com as musicas e o radinho do cel ligado aqui... e vocês vão...

domingo, 10 de abril de 2011

Burlesque


Oi Pessoal,

A minha fanatisse por musicais já ficou clara nesse blog, então faltava ver o ultimo das estreias do cinema, então consegui finalmente assisitir Burlesque (2010), o filme só foi estreiar aqui no Brasil em 2011, mas tudo bem.

Quando vi o trailer fiquei curioso, primeiro por ver nas telas a Christina Aguilera, que todo mundo sabe que arrasa no vocal, porém como atriz era novidade, ela sabe muito bem interpretar as cenas enquanto canta, mas falta muita emoção ainda nas partes dramáticas, ela é o total oposto da Cher, na qual a voz grave a postura não mentem e a colocam roubando a cena toda vez que aparece.

O filme conta a história de Ali, uam moça do interior que vai pra L.A. tentar a vida, lá ela conhece o Clube Burlesque e começa trabalhando como garçonete, até que consegue o cargo de dançarina.
Ela se envolve com Jack, um rapaz vidrado na dificuldade de terminar uma canção e um noivado a distancia que não está dando certo.

Cher faz Tessa, a dona do Clube Burlesque que está em maus lençóis devido as dividas, e com um milhonario querendo comprar o local.

Toda a trama vai e volta, e no final o filme tem mesmo é belos números musicais, belas dançarinas e otimas vozes cantando, pois a trama mesmo fica a desejar.

Mas vale a pena pelo espetáculo em si e a bela voz da Aguilera.

É isso ai pessoal.. vou indo... muito trabalho ainda pela frente... e vocês vao....

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sessão da Tarde


Oi Pessoal

Já a algum tempo que eu não via mais a "Sessão da Tarde", todo mundo já viu, assistiu e decobrou as falas dos grandes clássicos que passavam as 15hs depois da reprise da novela, eram coisas como na minha infância em que a a gente assistia "Lagoa Azul", "A volta a Lagoa Azul", "Herbie o fusca enamorado", "Freakland", "Meu Primeiro Amor", "Esqueceram de mim 1, 2, 3, 4", "Corina", "Mudança de hábito 1, 2, 3", "A fantástica fábrica de chocolates", "Loucademina de policia", "Corram que a policia vem aí", enfim exitiu um infinidade de filmes que foram se repetindo, repetindo e muitas vezes a gente chegou a ver o mesmo filme duas vezes no mesmo mês.

Há tempos atras, diga-se lá pra quando eu tinha entre 7 e dez anos a opção de comprar um filme era totalmente fora da realidade, as fitas de vídeo eram extremamente caras fora que os aparelhos de vidoe tabém eram extraordináriamente caros, lógico que com a chegada dos Cd's tudo foi ficando mais fácil, lembro até hoje que o meu pai vinha descendo a rua de casa com uma sacola grande, era um aparelho de videocassete, aquilo era uma revolução, a gente podia gravar as coisas e ver depois.

Era época de eleição, então eu gravava um desenho de manhã e na hora da propaganda politica eu assisitia.

O videocassete foi algo que mudou a minha vida, primeiro porque propiciava a gnete a ter uam diversão cinema em casa, algo que somente a sessão da tarde na época exibia, não sei se eram os poucos canais que pegavam lá em casa ou se realmente as outras emissoras pouco exibiam filmes, ou quando exibiam eram aos fins de semana e muito tarde, porém haviam sempre as sessões de cinema tradicionais da Globo.

O videocassete me proporcionou ver filmes e ir alugá-los, sim nós íamos até a locadora lá perto de casa e nos fins de semana alugavamos um ou dois filmes, geralmente algo comédia e outro desenho ou drama, é lógico, quando vinham filmes de terror eu nunca assistia.

Eu gosto de pensar que fui feliz ao ver a mudança, hoje em dia talvez uma criança não consiga imaginar o que é um videocassete, mas para mim ele é especial, pude ver uma parta da transformação, de como a informaçaõ pode mudar de uma caixa para um fininho CD.

E depois um DVD, uma grande inivação, mais acessível, mais barata e que também propiciou uma coisa que su só tinha quando gravava um filme, ter um filme em casa, hoje em dia tenho alguns títulos que quando quero revejo, estão guardados e foram comprados as vezes com um quantia de dinheiro pequena. Infelizmente a pirataria também está presente. Ainda não tive a oiportunidade de conhecer o Blu-ray pessoalmente, mas o que vi nas televisões digitais já me surpreendeu muito.

Assim como essa mudança também melhorou a disponibilidade de filmes nas Sessões da tarde, atualmente filmes acima dos anos 2000 tem sido exibidos, é lógico que na década de 90 eu via filmes da década de 80, acho que a sessão da Tarde está sempre uma década atrasada.

Claro que atualmente, eu poucas vezes tenho a chance de assitir um filme a tarde, mas sempre que é possivel é extremamente agradável, como essa semana, sai mais cedo para acompanhar uma amiga até o herbário e fui para casa, chegando lá estava passando um filme de nome curioso "A Bruxa do Bem - The Good Wicht" de 2008, com direção do Craig Pryce, um filme caseiro, no snetido de que voce pode assistir com os seus filhos e mulher sem problemas, porque nada de maior acontece, o filme ainda teve masi três continuações, parece que ta virando série. É um filme canadense contando uam história local, uma mulher misteriosa se muda para uma casa assombrada por um passado sombrio, porém tudo isso vai contra os padrões da sociedade local o que implica na rejeição da mulher pela sociedade enquanto ela desperta no coração das pessoas que a conhecem bons sentimentos.

Pessoal eu vou indo... as vezes assistindo a sessão da tarde... e vocês como estão...

P.S. Encontrei essa matéria com os 10clássicos da sessão da tarde vale a pena conferir (aqui)