segunda-feira, 28 de março de 2011

Dá um restart na escola! Aqui tem civilização!


Oi pessoal,

Um incidente invadiu a mente manauara nas ultimas semanas, incluindo as redes sociais e no fim acabou fazendo algo que eu nunca achei que fosse possível, cancelaram o show da banda Restart aqui em Manaus que seria no dia 1º de Abril.

Agora não me perguntem se eu fiquei triste, pois de certo modo eu fico triste pela quantidade de fãs da banda colorida que tem na cidade, e da dificuldade que os fãs de diversos gostos tem de ir a shows aqui na cidade. não que Restart fosse algo que se eu me faria algum esforço para assistir, mas tem gente que gosta, respeitemos.

Tudo começou quando o baterista numa entrevista fez a afirmação de que seria legal tocar no meio do nada, "nem sei se te civilização lá"

Enfim, eu não posso deixar de enteder a citação, porém fiquei irado com ela e participei do protesto ao inserir e twittar durante o dia todo a #manausodeiathomasrestart, qualquer pessoa que tem acesso a internet em menos de um minuto (2 minutos se for internet discada) pode procurar informações sobre a cidade, e os numeros são fantastico. O estado em geral tem um dos maiores PIB's brasileiros e só a capital abriga mais de 2milhões de habitantes, e tudo aqui tem se modernizado se igualando a capitais como Goiania e Salvador. É lógico que não estamos em São Paulo ou Rio de Janeiro, capitais em que o mundo está a mão, temos grandes deficiencias a nivel de organização e infra estrutura que de certo modo estão sujeitas todas as capitais, pois São Paulo não se resume aos Jardins e a Paulista, ou o Morumbi e do mesmo modo o Rio de Janeiro não é só praia e carnaval.

Quando decidi que viria para Manaus, assim como quando a oportunidade se confirmou eu fui em busca na rede de informações mais acessada, o Orkut, lá encontrei uma comunidade muito interessante e muito ativa, onde as pessoas sempre me deram otimas dicas, é claro que também tinha o mesmo preconceito, afinal é uma capital no meio da floresta, porém na propria comunidade eu já fiquei sabendo da fama dos bairros, onde ir, onde não ir, até mesmo dos gostos do povo que vive aqui, e isso não me custou uma hora.

Até mesmo pelo Twitter, bastava que ele twitasse qualquer coisa, iriam surgir respostas. Alias a tag #manausodeiathomasrestart ficou nos TT's o dia todo.

Como dizem alguns por aí, se ele virasse o próprio cd iria ver que na embalagem tem uma etiqueta escrito "Produzido na Zona Franca de Manaus", e se ele pegasse qualquer DVD que ele tem em casa seria ainda possível ver a seguinte expressão "Produzido Por Videolar S/A", uma das empresas do distrituto industrial de Manaus (verifiquei todos os meus DVDS tem), se ele chegar em casa e ligar a televisão de plasma e pegar na caixa vai ver com certeza a mesma etiqueta.

Fico chateado mais ainda pelo fato de que esses jovens, mesmo jovens, são fontes de referencia para outros jovens, e que deveriam ter se dado ao trabalho de pelo menos ter feito a lição de casa para conhecer a cidade onde iriam se apresentar.

Muita movimentação aconteceu, entre os fãs e entre aqueles que não simpatizam com a banda. Eu mesmo estava afim de levar um tijolo de presente para o rapaz, para ele ver que a civilização já chegou aqui, ou então um lanche do MacDonalds.

Para felicidade e uns e infelicidade de outros por razão de ordem pública o show foi cancelado, infelizmente os fas da banda não terão o gosto de falar que foram ver seus ídolos, é uam situação extremamente chata.

Eu vou indo, e vocês por onde vão...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Do Teatro ao Porão

Olá Pessoal

Desculpa, eu meio que fiquei atarefado, estou lutando para conseguir ir dar um pulinho no nordeste mais ta ficando cada vez mais dificíl.

Nessa última semana aqui em Manaus um grande evento sobre as artes aconteceu, foi a terceira edição do Festival Breves Cenas de Teatro, o festival durou 4 dias, de quinta a domingo, eu fui na quinta e no sabado, no total vi cinco cenas.


Como sempre tem história, o festival já me é bem aguardado, ano passado eu fui e esse ano não podia perder, contudo um monte de coisas acontecem no meio do caminho.


Na quinta feira eu fui na academia, já meio desistindo de ir para o festival quando encontrei com um amigo meu lá, a gnete acabou decidindo de ultima hora ir, é claro chegamos quase em cima da hora e ficamos em lugares horriveis, eu não entendo, o Teatro Amazonas é perfeito para quem fica na platéia, porque na maioria das frisas é dificil enxergar com clareza o palco todo.

Na sexta eu fui pára campo e acabei voltando quebrado, não fui, no sabado, ai foi cheio, choveu de manha e acabou com os meus planos de ir ao centro, a tarde ensaio no teatro (alias essa é outra história legal) e a noite saimos do ensaio e fomos para o teatro assitir mais um dia de apresentação.

No meio do caminho um amigo me ligou dizendo "bora pro Porão?"

Bom o Porão, é o nome curto dado a um dos bares underground mais famoso da cidade, é um porão e é de um alemão, ou seja o nome é a própria definição do lugar - O Porão do Alemão.



O domo transformou a garagem e porão dele em um bar, o lugar é fantastico, tem lá os seus defeitos, mais é muito divertido.

A gente chegou as 23h para tentar pegar uma mesa, ou seja tentar mesmo porque não deu, eles iam exibir as lutas do UFC (alias aqui em Manaus o pessoal gosta mesmo dessa luta).

O som lá é metal pesado, eu fiquei feliz pois de todas as músicas que tocou eu conhecia pelo menos três, eu não sou metaleiro nem roqueiro mas achei extremamente divertido balançar a cabeça a noite toda, o som é otimo e a acustica não te deixa tonto, pelo contrário, embora muito alto, não fica ensurdecedor, você consegue conversar sem muitos problemas.

Não era meia-noite quando o lugar estava completamente lotado, quando deu uma da manhã já era quase impossivel de andar.

A única coisa que eu não gostei de lá é que ainda funciona o sistema de fichas, coisa bem old style, quando na minha opinião seria muito melhor o uso de comanda eletrônica, eu mesmo teria consumido mais se tivesse a opção de pagar tudo no final. Embora lá eles aceitem os cartões sem problemas.

O Porão tem suas vantagens, muita gente conhecida, som bom (tenho certeza que agradaria a alma roqueira da minha amiga Marion e do Wally) e fácil acesso, o que é raro nas opções noturnas de Manaus.

Para quem quiser conhecer um pouco mais das opções de laser noturno de Manaus tem uma matéira da Veja (aqui).

Bom pessoal eu vou indo, muita coisa ainda por fazer.

De vez em quando eu me escondo no Porão e vocês onde se encondem...

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Guarda Roupas!!!

Oi pessoal,

Ontem quando eu voltei do campo encontrei o rapaz da loja montando o guarda-roupas. Fiquei muito feliz pois era quase um sonho a ser realizado.

Diversas razões desde de que eu cheguei aqui me impediram de ter um guarda roupas.

A primeira era o medo do mofo, visto que aqui é muito umido, por isso eu passei por diversas alternativas.

Logo que me mudei eu comprei uma prateleira, na verdade uma tábua grande que eu montei no chão com alguns tijolos, e depois montei uma prateleira na parede mesmo, assim tudo fica organizado de forma desordenada.

Depois para aumentar a forma de organização eu consegui algumas caixas de feira, para poder montar um pequeno armario, elas me foram uteis por um bom tempo.

Quando uma amiga minha foi embora ela me deu uma arara me aluminio, que também foi util até que quebrou, e nesse meio tempo eu ainda consegui o armario de madeira que embolorou.

Bom devido a mudanças e tudo mais eu não tive coragem para comprar um guarda roupas, mas agora eu comprei, e la vai a história da compra.

Foi no sabado de carnaval, eu tava com febre mas mesmo assim eu fui lá comprar, fui no "Armazém Paraíba", lá no centro de Manaus, como sempre eu entro numa loja e paro ao lado do produto, esperando que alguém me atenda, e foi rápido a vendedora rapidamente me mostrou eu escolhi e fez a ficha, ai começou a lamúria.

Foram 30 minutos até o gerente decidir que precisava do cartão do cpf para ativar o cadastro, resultado, voltei em casa, passei na ufam para alimentar os macacos e voltei no centro.

Ai novamente mais 30mim para poderem aceitar o cadastro e liberarem o pagamento, quando fui pagar a primeira compra não pode ser paga com débito, tive que ir até a agencia fazer o saque e pagar.
Tudo isso me tomou o dia todo, fui sair da loja mais de 5 da tarde, fiquei muito feliz com o atendimento porém a loja não foi nada prática.

Entregaram na quinta feira e o moço foi montar ontem, isso eu gostei foi rápido e fácil.

Enfim agora sou um rapaz feliz com um guarda-roupas...

Eu vou indo... tenho que organizar tudo... e vocês vão...

quarta-feira, 9 de março de 2011

CarnaMAL, nem tanto


Olá pessoal!

Boa festança para quem não pegou um infecção e ficou em casa o carnaval todo, ou seja eu!
Sim eu tenho certeza, preciso cuidar mais de mim, duas iunfeções em um mês supera até mesmo um hipocondríaco que eu conheço.

Bom dessa vez a história vem de longa data. Sabe qual é o principal problema de quem decide dividir casa com alguém, quando alguém vai embora sempre leva algo útil e você sempre fica com algo não tão útil assim.

Quando eu fiz a minha primeira mudança da casa dos meus pais para Manaus eu trouxe somente uma mochila nas costas com os documentos e uma bolsa grande de viagem, ou seja, quase nada, somente roupas, alguns livros e muitas saudades, assim que entrei na republica não me preocupei em comprar nada, visto que já tinham tudo por lá, porém quando uma das moradoras foi embora nós nos vimos numa situação complicada, era tudo dela, só tinha sobrado a geladeira (que por pouco ela também não levou), aí foi uma confusão, eu consegui um fogão, outro uma prateleira, compramos panelas e pratos tudo mais.

Quando eu me mudei, tudo o que eu tinha coube na parte trazeira de uma saveiro, ainda era bem pouco, porém além das malas já tinha uma prateleira, um colchão e uma cama, um fogão velho e um tanquinho de lavar roupas.

Porém, como sempre, nessa nova casa a outra moradora ja tinha tudo, então o pouco que eu tinha só fez completar.

Então estava eu afoito para chegar em casa e descansar depois de um dia cansativo quando passo de frente a uma loja de móveis, que já fechou e atualmente é uma igreja evangélica, e encontro uma prateleira de madeira, toda em compensado puro, linda (nem tanto), mas pesada, foram duas quadras carregando aquele peso todo até chegar em casa.

Eu acabei tendo uma relação de amor com a prateleira, mas algo nela me fazia ficar triste, ela precisava de cor, então eu deicidi pintá-la, mas todas as vezes que tentei começar algo me fazia voltar e não fazer isso, querem saber o nome disso "preguiça" e as vezes "falta de coragem", mesmo com as dicas da minha amiga artesã Helenice eu não consegui.

Quando me mudei para a casa atual, o apezinho, essa prateleira tornou-se extremamente útil, primeiro na cozinha, até que decidi coloca-lá no quarto, para guardar as roupas.

Enfim já a um ano no quarto dessa vez ela me traiu, ela não, os fungos que nela moram. A gente as vezes acha que um mofinho não faz mal, pois bem, comigo foi assim.

Na quinta feira eu já começava a agilizar como seria o carnaval, as muitas opções de Manaus (acreditem esse ano tinha um monte de coisa pra fazer), ai decidi limpar a prateleira, eu fui meio descuidado e o mofo já estava aparecendo em pequenos bloquinhos (micélios biológicamente falando) brancos, pois eu mal comecei a limpeza meu nariz já coçou, senti lá no fundo dos sinos nasais que a contaminação começava, não deu outra, quatro horas depois veio a febre.

Imaginando que seria uma reação alérgica simples, tomei um rémedio para a febre e fui dormir, na sexta muito trabalho mas eu não consegui chegar em casa, as seis da tarde a febre estava alta então fui ao médico, no posto de saúde, expliquei a situação e devido ao elfo a pouco tempo eu não podia tomar antibiótico (coitado do meu fígado né, se ainda fosse por cerveja que ele ta mal!! kkkk brincadeirinha, eu respeito a lei, só fui me beber depois dos 18 e isso é #fato).

Resultado, duas injeções, inalação e um xarope que me deixou grogue o fim de semana todo, a febre so passou de vez no domingo, então perdi o sábado de carnaval e o Bloco do Galo, o desfile do grupo especial de Manaus no domingo e a festa a fantasia q eu tanto queria ir na segunda gorda, como eu ainda to tomando o xarope que me deixa grogue e tenho uma obrigação com a minha coleta de dados, de qualquer forma, saúde em primeiro lugar, outros carnavais virão e tomara que os fungos me deixem em paz.

Mas mesmo assim... ontem a noite eu aproveitei um pouco a festa do boi do carnaval aqui em Manaus, fui cedo e voltei cedo, não tava 100%, nem pude ficar pra apresentação do David, ele é fera. Mas foi divertido, eu convenci o Erlian a ir comigo e tb foi um outro amigo dele, chegamos as 21hs e voltamos a meia noite (balada a Cinderela), mas eu não tinha pique para aguentar mais que duas músicas, logo começava a tossir, bom não foi de todo mal, tive minhas 3 horinhas de festa que ja valeu a pena, olha só como tava o sambódromo.




Eu to indo, bem melhor e vocês como foram de carnaval....



P.S. Já me livrei da prateleira
, a foto de cima eu achei na internet mas a a aparência do mofo é a mesma, pequeninos pedaços de algodão com cheiro de madeira nova... não compensa manter coisas mofando em casa, se forem essencias tratem-nas com verniz antifungo...

terça-feira, 8 de março de 2011

Um Violinista no telhado


Oi Pessoal

Já a algumas semanas eu tenho ouvido alguns comentários muito animados sobre um dos espetáculos que estão em produção pela incrivel dupla Moeller e Botelho, "Um Violinista no Telhado - Fiddler on the roof".

Quando eu ouvi a primeira noticia fiz logo o que sempre faço quando vem um musical que eu não conheço, encontrei a trilha sonora para escutar e tentar entender a história, a grande diferença entre a Broadway e aqui é que lá eles usam os sotaques muito forte, o que eu notei quando consegui o cd dos miseraveis, certas partes o sotaque atrapalha e com o violinista passando na Rússia eu tive dificuldades em entender o enrredo somente pelo CD, fui fazer uma busca sobre a história e assim pude compreender melhor quem era o Reb Tevye e sua adorada esposa Golde.

Acontece que nesse fim de semana enquanto eu fazia uma busca por um guarda-roupas (posto isso quando e se entregarem o guarda-roupas), eu passei nas lojas americanas e fui fuçar os DVDs, puro consumismo, mas acabei encontrando uma remasterização do filme baseado no musical e adivinhem, é apaixonante.

O filme é de 1971 e foi dirigido por Normam Jewison e conta como protagonista o Incrivel Chaim Topol, que brilhantemente fez o papel, eu nunca imaginei como seriam os conflitos entre um homem, a miséria e Deus, da forma como ele vê o mundo e suas "Tradições" e da forma como elas são quebradas para que ele possa lutar pela felicidade das filhas.

O filme foi gravado num vilarejo incrivel na Croácia, e se passa no incio no século passado durante a revolução czariana, quando os czares expulsaram os judeus da Rússia.

Na história Tevye é um leiteiro pobre com cinco filhas, sem dote para oferecer ele tem que acatar os casamentos que vierem trazer melhores condições a suas filhas, contudo para três delas o caminho trilhou por outros casamenteiros.

A mais velha Tzeitel (Rosalind Harris) é arranjada a se casar com o açogueiro, homem rico porém ela guarda um amor secreto para com o alfaiate que sonha em ter uma máquina de costura.

Hodel (Michele Marsh, e foi interpretada por Lea Michelle no Revival de 2004) sonha que a casamenteira lhe arrume um bom marido, mas outra vez o caminho é outro e Chava (Neva Small) tem um destino que fere o coração do pobre Tevye quando se casa com um critão.

Pela felicidade da família e entre os conflitos da pobreza e as discussões que o velho Tevye tem com o próprio Deus entre as suas caminhadas com seu cavalo manco e sua carroça de leite a gnete vai aprendendo sobre os costumes judeus e sobre esse povo que tanto sofreu pelo mundo e ainda aguarda o seu messias.

Duas coisas no filme são incriveis, as canções, a minha favorita acabou sendo o dueto "Do you love me" cantada no momento em que Tevye percebe que suas filha se casaram por amor, e ele, mesmo num casamento arranjado, também ama a sua esposa e ela, do jeito dela, o ama também.



A outra coisa são os números de coreografias, quando eu vi os testes para o violinista (@umviolinista) eu vi alguns passos, mas no filme fica bem evidente, a tradição da dança e tudo mais. Os números coreografados no filme são uma coisa a parte, incríveis, como nessa parte na música To Life.



Enfim... o filme é longo, quase três horas eu fico imaginando o tamanho do musical... alias se for possível este eu estarei lá, presente... no elenco brasileiro quem fará o papel do Tevye será o José Mayer (galã da globo) mas honestamente, repassando todos os atores que eu conheço ele é o que tem a melhor cara para ser Tevye, acredito que ele fará um personagem belissímo no palco, a jovem Hodel será a incrível Malu Rodrigues (engraçado é o segundo papel que ela faz que a Lea Michele já fez) e o alfaiate será o André Loddi, ambos do despertar, mas também tem vários nomes famosos como a casamenteira que será a incrivel Ada Chalesiov.

Pessoal eu vou indo... carnamal em alta.. post sobre isso amanhã.

Afinal a nossa vida em Anatevka é instável, tão instável quanto um violinista no telhado.

Eu vou indo e vocês vao....


PS. O violinista e solista do filme chama-se Isaac Stern é brilhante

quarta-feira, 2 de março de 2011

Era germinação, mas chegou no estágio plântula....


Oi pessoal....

Pois é como diz o post... era germinação... acontece que recentemente fiz a minha primeira compra no site "Estante Virtual". Eu adorei a idéia de que as sebos colocassem seus livros a venda na internet, já vi vários títulos e ja fiz a lista do que pretendo comprar, é lógico que tudo tem que ser bem estudado, visto que eu estou tentando controlar mais o orçamento.
Eu amo ler, é algo que simplesmente me fascina, embora nos últimos meses eu tenha me dedicado quase que a leitura cientifica, e foi com essa idéia que eu fui atras de um livro na internet.

Ano passado um dos referis do meu plano de trabalho havia sugerido que eu consultasse um capítulo específico de um livro, contudo a biblioteca na UFAM não dispunha e um livro novo, mesmo não sendo caro, estava fora do orçamento para o fim do ano.

Desde então venho pesquisando e encontrei o livro pela metade do preço na "Livraria Sapiens" através do "Estante Virtual". O processo de compra foi rápido e fácil, não queria usar o cartão então escolhi uma sebo que realizasse pagamento virtual com boleto bancário, logo que fiz o pedido recebi um e-mail da sebo informando que em breve receberia o boleto, a partir daí a sebo sempre em contato comigo, depois de pagar e do "Pagamento digital" liberar o dinheiro para a "Livraria Sapiens" que eles enviaram o livro e aí começou a novela.

Na casa que eu moro sempre tem gente, então o carteiro nunca tem a desculpa de que não tinha ninguém para entregar, contudo, mesmo com os pedreiros trabalhando lá ele ainda continuou marcando que o destinatário estava ausente, as vezes acho que ele troca os endereços, ou porque a minha rua tem o número da minha casa repetido, não sei.

Ano passado eu ganhei um CD numa promoção, acabei tomando a decisão de encaminhá-lo para outra pessoa, pois o correio não acerta o endereço.

Ou Seja acabei indo no correio para retirar o livro, que era de germinação mas já estava virando é plântula no correio.

Bom mas enfim, o livro já esta em minhas mãos e já foi 90% lido, é muito bom mesmo, não é efetivamente a minha área de atuação, mas elucida muito do que eu estarei fazendo.

Aqueles que quiserem conhecer a página da "Livraria Sapiens" é só clicar aqui.

Ah sim, eu passei na minha aula de qualificação... foi tudo bem mas eu ainda não estou pronto para contar como foi kkkk...

Eu vou indo... na verdade muita coisa vem vindo... e vocês pra onde vão...