quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um dia no escuro


Olá Pessoal!

Uma das coisas mais impressionantes que eu descobri quando cheguei a Manaus foi que a energia elétrica distribuída na cidade não provinha de hidroelétricas, acostumado com o sudeste no qual devemos agradecer a grande itaipu e principalmente a minas onde agradecemos a luz vinda de furnas, e ainda mais ao DME de Poços de Caldas e a prefeitura a qual prove a cidade suficiencia em produção de eletricidade, vir para uma capital na qual toda a energia elétrica utilizada vem de termoelétricas é um outro mundo.

Em primeiro lugar pois as termoelétricas utilizam combustivel para geração de energia para os geradores de força que dão conta da cidade. É claro que para uma cidade de 3mi de habitantes falhas são contínuas, o que faz a energia elétrica de Manaus ser bem cara.

Vendo esse dilema total a universidade aqui trabalha com um sistema de geração de energia apartir de geradores tendo uma pequena parcela da energia total gasta sendo comprada em lotes da empresa de energia da cidade.

Ness último sábado um curto circuito no prédio da prefeitura do campus causou um grande desastre, ficamos sem energia elétrica de sabado até segunda feiras a tardinha.

Os geradores não deram conta e zeraram o combustivel no domingo a noite.

Quem tinha seus experimentos ou dependia de alguma forma de energia na segunda de manhã deu seu jeito, eram frascos indo de laboratório para outro e sacos de gelo vindo de todos os lugares.

No laboratório acredito não termos muitas perdas, contudo o material descongelou.

Outro impecilho da total escuridão foi para os alunos que não tiveram aulas ou provas (impecilho???), porém alguns professores terão de repor as aulas.

É um tanto revoltante que uma capital como Manaus ainda sofra com faltas rotineiras de energia, na verdade basta chover que a luz vai embora.

Agora a época de chuvas está voltando, eu já me preparo, pois a qualquer momento a luz apaga.

Eu vou indo... melhor comprar velas, alguém quer uma aí...

3 comentários:

  1. organizar o telhado pra ajudar com a luz do sol ajuda bastante. em escolas é mais difícil, mas em residências ajuda bastante. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Gammelo, vou repetir o que escrevi na resposta no meu blog. É muito complicado viver em Manaus! Eu sinceramente pensava que estas dificuldades existissem somente no interior do Amazonas. Mas na capital é um absurdo mesmo.

    Que desespero esta falta de energia, heim?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OI
    Pedrita, realmente, o simples fato de pintar as telhas de branco ja reduz signifcadamente a temperatura dentro de casa

    Marion, é complicado, a infraestrutura da cidade ainda está em desenvolvimento, e nãop é só com a luz, mesmo com esse rio imenso e chuvas diretas onde eu moro sempre falta agua kkk.. é tenso quando falta energia
    Bjo

    ResponderExcluir